SOBRE O PAULO E SEU TRABALHO COMO PROTETOR:
———Paulo Santangelo é um protetor independente da região da Grande Florianópolis, com abrigo localizado entre o município de Palhoça e Paulo Lopes. Formado em Engenharia de Telecomunicações, vegano e nascido no Rio de Janeiro, ele se mudou para Santa Catarina há mais de 10 anos, começou a ajudar alguns cães abandonados na Guarda do Embaú, Pinheira e Praia do Sonho, lugares que são focos de abandono. Inicialmente ajudava castrando, vacinando e participando de feira de adoções para encaminhá-los para um lar. Mais tarde quando já tinha uma quantidade considerável de cães e não conseguia manter todos em hospedagens, que tem custos mensais elevados, ele se mudou para o sitio onde hoje é o seu abrigo, um verdadeiro santuário para os cães.
———O local abriga cães de todos os tipos, nas mais diversas condições: resgatados de maus tratos ou atropelamento, cadelas prenhas ou com suas ninhadas, filhotes abandonados sem suas mães, cães que precisam de isolamento por causa de doenças contagiosas como parvovirose e cinomose, adultos saudáveis e idosos. Totalizando cerca de 400, dentre adultos e filhotes. A maioria resgatada nos municípios que compõem a Grande Florianópolis, mas uma parte significativa foi de abandonos na porta do abrigo (motivo, inclusive, pelo qual não se divulga a localização exata do abrigo).
———Sem apoio da prefeitura dos municípios da região ou de outros órgãos públicos, Paulo não tem uma equipe que o auxilie no dia a dia do abrigo. Sua rotina consiste em acordar por volta das 3 da madrugada para começar a alimentar os cães, cuidar dos filhotes, levar os seus e outros cães para castrar em Florianópolis ou São José, vacinar os cães de comunidades mais humildes, dormir cerca de 2 horas por dia e acordar para reiniciar esse ciclo.
———Esse trabalho muito importante sobrevive apenas de doações, divulgação pelo Instagram (hoje com 19 mil seguidores), ajuda eventual de grupos de voluntários e alguns vales castrações que ele tem conseguido com as prefeituras. Entretanto não é suficiente, ele recebe cerca de 30 pedidos de ajuda diário e as dividas só aumentam os gastos com ração já ultrapassam os 17 mil por mês e os com veterinário já acumulam dividas de mais de 20 mil reais, tudo isso em paralelo com o desmanche das políticas públicas para os animais em situação de rua.
———A principal forma de ajudar é dando visibilidade maior a essa causa, tanto para que ele consiga doações como adoções para os filhotes e os adultos. Mesmo com todas as dificuldades, o que faz com que o Protetor Paulo continue levantando todo dia é o amor incondicional pelos animais.
RESGATES
Os cães que estão sob proteção do Paulo possuem histórias tristes de descaso e maldades.
Paulo recebe pedidos de ajuda de boa parte da região da Grande Florianópolis: Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, São José, Paulo Lopes…
Conheça algumas histórias desses amorzinhos:
Resgates SÓ DE PITBULLS
Muitos casos de abandonos de pitbulls, os quais, o Paulo resgatou (+ de 30). A maioria seriam mortos. No estado de Santa Catarina tem a “LEI Nº 14.204, de 26 de novembro de 2007”, que no “Art. 1º Fica proibido, no Estado de Santa Catarina, a criação, comercialização e circulação de cães da raça Pit Bull, bem como das raças que resultem de seu cruzamento, por canis ou isoladamente no Estado de Santa Catarina.”. Mas não há uma fiscalização forte mesmo, que resolva… Aí continua esse sofrimento.
Ação Independente de Castração
Paulo ajuda os moradores de comunidades próximas com castrações de seus cãezinhos de forma independente.
Com isso evita mais sofrimento com gestações com nascimentos desenfreados.
NÃO dê injeção anti cio, CASTREM! Por favor.
Por mais que as castrações sejam caras, economizem e castrem seu animal ou procurem a Secretaria do Bem Estar Animal da sua cidade. Não deem a injeção anti cio para suas cadelinhas, há GRANDE chance de câncer na cadeia mamária.
Seguem pedidos de ajuda para esses casos.
Maus-Tratos Contra Animais
Presenciou abandono ou maus-tratos? Denuncie, é crime previsto em lei.
“Este serviço está disponível apenas para registros de fatos ocorridos no Estado de Santa Catarina”.
Se o caso não ocorrer em território do Estado de Santa Catarina, não deixe de denunciar. Procure uma Delegacia de Polícia Civil mais próxima.
Visitar Delegacia de Polícia Virtual
Não fique esperando que outros façam o que podes fazer de imediato, socorra o animalzinho e salve-o do sofrimento.
INSTALAÇÕES
Por mais que os cães estejam num ‘paraíso’ eles precisam de um lar. O Protetor Paulo ajuda atendendo uma necessidade pontual do cãozinho (vítima de abandono, maus tratos etc), mas nada como um lar com uma atenção exclusiva pra ele.
Há muitos caso de abandono próximo ao sítio, este é um motivo para que não divulguemos a sua localização; apenas de que o abrigo dos cães para adoção fica na Região da Grande Florianópolis (Santa Catarina). Caso queira nos visitar, pedimos que preencha os formulário de adoção (caso queiras já adotar e conhecer o lugar) ou preencha o formulário de contato.
YouTube Instagram Site @protetorpaulo
Adoção de Cães. Cães adultos, cães filhotes, porte pequeno, porte médio, porte grande. Adopt, don’t shop. Pets. Florianópolis. Floripa. Santa Catarina. Brasil. Litoral de SC. Adoção responsável. adote, não compre. Filhotes. Cachorro. Resgate de cães. Protetor Paulo Santangelo. Proteção animal. Palhoça. Biguaçu. Castração. Paulo Lopes. São José. Maus tratos. Abandono. Ajude a Causa. Voluntário. Voluntariado. Protetor de cães Independente. Voluntário. Feira de Adoção de Cães.